6 de abr. de 2011

A localização e a exploração do gás natural

      O território brasileiro é rico em Gás Natural e possui reservas comprovadas superiores a 383 bilhões m3. Existem 17 Estados e 141 cidades brasileiras utilizando o GNV como combustível. Há 1091 postos de abastecimento e são vendidos 165.624.000 m3/mês, segundo dados de outubro de 2005.
    Ele é encontrado no subsolo, por acumulações de gás que ocorrem em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
   A exploração é a etapa inicial dentro da cadeia de gás natural, consistindo em duas fases. A primeira fase é a pesquisa onde, através de testes sísmicos, verifica-se a existência em bacias sedimentares de rochas reservatórias (estruturas propícias ao acúmulo de petróleo e gás natural). Caso o resultado das pesquisas seja positivo, inicia-se a segunda fase, e é perfurado um poço pioneiro e poços de delimitação para comprovação da existência gás natural ou petróleo em nível comercial e mapeamento do reservatório, que será encaminhado para a produção.
   Os reservatórios de gás natural são constituídos de rochas porosas capazes de reter petróleo e gás. Em função do teor de petróleo bruto e de gás livre, classifica-se o gás, quanto ao seu estado de origem, em gás associado e gás não-associado.



                                                      
Um reservatório de gás natural


Fonte:www.vw.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário