8 de abr. de 2011

Eficiência em prédios comerciais


Já estão em vigor as novas regras de classificação de eficiência energética para prédios públicos e comerciais. Inmetro e Procel Edifica revisaram o regulamento técnico sobre o tema. A Portaria 372 do Inmetro, publicada dia 17, incorporou o gás natural ou liqüefeito de petróleo (GLP) como combustível sustentável em sistemas de aquecimento de água. Na norma anterior, lançada há um ano, apenas a energia solar era aceita na concessão dos selos de eficiência, que vão de A a E, talcomo na classificação dos eletrodomésticos. A inclusão do gás atendeu a um pleito do Sindigás, entidade que representa o setor, conta Solange Nogueira, gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações do Procel/Eletrobras. A nova portaria também tornou obrigatória a instalação de sistemas de aquecimento, solar ou a gás, em edifícios onde o uso de água quente represente mais de 10% do consumo de energia. É o caso de hospitais, hotéis e academias de ginástica.

Fonte: http://revistasindico.wordpress.com/2010/10/

Diferenças entre GNV e GLP

     Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool.
     O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GPL é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo. Os componentes do GPL, embora à temperatura e pressão ambientais sejam gases, são fáceis de condensar. Na prática, pode-se dizer que o GPL é uma mistura dos gases propano e butano.
    O GNV trabalha com uma pressão de 220 bar, enquanto que o GLP o faz a somente 8 bar. Além de ser mais leve que o GLP, o GNV é armazenado em um cilindro sem costuras, bifurcações ou soldas, sendo uma peça completa, já o GLP possui uma costura em volta de seu cilindro. O cilindro para GNV passa por um processo de tratamento chamado têmpera que consiste em aquecer o material até temperaturas elevadas e depois submergi-lo em um fluido com substâncias que quimicamente contribuirão para aumentar a resistência do material.


O Fiat Siena Tetrafuel 1.4 opera como um dos bicombustíveis com gás natural (GNV).
















 

        Bilhas/botijões de GPL

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gás_natural

6 de abr. de 2011

Vantagens e desvantagens do uso do gás natural


Uso e Vantagens
  • Economia de até 65% no combustível 
  • Evita adulteração de combustível
  • Evita roubo do combustível
  • Proporciona menor impacto ambiental. 
  • Além de ser o mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis.
     

    Desvantagens
         Por ser o mais “limpo” entre os combustíveis de origem fóssil, o gás natural emite menos poluentes se comparado ao petróleo e ao carvão mineral, no entanto, ele não está totalmente isento dos problemas ambientais, visto que sua utilização também contribui para a poluição atmosférica e para intensificação do efeito estufa.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm

    Comparação entre o gás natural e GLP

        O Gás Natural é mais leve que o ar, pesando aproximadamente metade do peso do ar, enquanto que o GLP é mais pesado, pesando aproximadamente duas vezes o peso do ar. Em caso de vazamento o Gás Natural se dissipa rapidamente. O GLP tende a ficar acumulado junto ao chão. 


    A localização e a exploração do gás natural

          O território brasileiro é rico em Gás Natural e possui reservas comprovadas superiores a 383 bilhões m3. Existem 17 Estados e 141 cidades brasileiras utilizando o GNV como combustível. Há 1091 postos de abastecimento e são vendidos 165.624.000 m3/mês, segundo dados de outubro de 2005.
        Ele é encontrado no subsolo, por acumulações de gás que ocorrem em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
       A exploração é a etapa inicial dentro da cadeia de gás natural, consistindo em duas fases. A primeira fase é a pesquisa onde, através de testes sísmicos, verifica-se a existência em bacias sedimentares de rochas reservatórias (estruturas propícias ao acúmulo de petróleo e gás natural). Caso o resultado das pesquisas seja positivo, inicia-se a segunda fase, e é perfurado um poço pioneiro e poços de delimitação para comprovação da existência gás natural ou petróleo em nível comercial e mapeamento do reservatório, que será encaminhado para a produção.
       Os reservatórios de gás natural são constituídos de rochas porosas capazes de reter petróleo e gás. Em função do teor de petróleo bruto e de gás livre, classifica-se o gás, quanto ao seu estado de origem, em gás associado e gás não-associado.



                                                          
    Um reservatório de gás natural


    Fonte:www.vw.com.br

    Composição química

        A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta em média: Metano (90%), Etano (6%), Propano (2%) e Butano, pesados e inertes (2%).

    Demonstrando as fórmulas moleculares e estruturais que constituem o gás natural:

    METANO (CH4)

        Um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar, de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.

    ETANO (C2H6)
        Um alcano, isto é, um hidrocarboneto alifático. Em CNTP, etano é um gás sem cor e sem cheiro. Em escala industrial, etano é produzido a partir do gás natural e do refino do petróleo. Sínteses químicas podem ser ativadas através da eletrólise de Kolbe

    PROPANO (C3H8)
        Um alcano de três carbonos, propano é algumas vezes derivado de outros produtos do petróleo, durante processamento de óleo ou gás natural. 

    BUTANO (C4H10)
       O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo. O nosso gás de cozinha. Atualmente este é fornecido via tubulação e em botijões. O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero, isobutano (também chamado metilpropano), CH(CH3)3.



                                                               n-Butano                         
    i-Butano



    Definição

          O gás natural é a terceira fonte energética mais importante do mundo.  Uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte.                                                   
         O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável. Este é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
    Usina de gás natural 
    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm